quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Friendship / vriendschap / przyjaźń / amitié / дружба ou simplesmente: Amizade.



Cá estou, em mais uma noite fria e solitária, tentando explicar esse sentimento que se expressa em meu ser nesse momento e faz com que meu sono se esquive de vir. Seria uma mistura de saudade, angústia ou nostalgia? Como definir?
Amizade, consegui presenciar e experimentar o conceito mais sublime dessa palavra, lá fora, nas minhas andanças e aventuras por outros continentes. 
Lembro-me daquele carinha, com olhos puxados e comportamento respeitoso que eu tive a honra e o prazer de conhecer em Nova Iorque; Jack Chan, ou melhor, Dulat! Que ser humano maravilhoso o destino me trouxe! Ou meu querido amigo polonês, Tomasz, que eu admiro e amo tanto e que faz com que meu coração vibre de alegria toda vez que conversamos?
Ou meus queridos amigos belgas, que com sua simplicidade e hospitalidade me receberam e me trataram tão bem?
Sei que tenho excelentes amigos por aqui, porém é nítida a diferença do conceito que eles dão à palavra amizade lá fora. Tanto é que por lá, um amigo conterrâneo disse-me uma certa vez que é difícil criar um vínculo de amizade em algumas culturas, mas uma vez criada, eles sabem conservar muito bem e o respeito com que eles lidam com isso é algo que, infelizmente, nós brasileiros não estamos acostumados a cultivar ou simplesmente não conhecemos.
Sinto uma saudade enorme do meu querido amigo casaquistanês, que me fez acreditar que nem todo muçulmano é radical a tal ponto de desprezar um outro ser humano por conta de sua orientação sexual ou simplesmente por ter outras crenças e ideologias distintas.
É tão bom saber que somos importantes para outros seres humanos... é tão bom saber que a nossa presença é tão querida e desejada por pessoas tão nobres de espírito...
Cá estou, do outro lado do atlântico, com sentimentos indefiníveis e uma vontade enorme de reencontrar as pessoas que me ensinaram o real significado da palavra amizade.


*Imagem via Quinton Thomas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © com a palavra